Páginas

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Qual a Condição?

Momento "dicionário" aqui no RVM rs
Condição.
Do latim : Conditio.onis
Característica, aspecto ou essência que determina algo ou alguém: condição humana; condição financeira.
Estado em que algo ou alguém se encontra: o carro está em boas condições; o doente está em péssimas condições.
Aspecto excessivamente importante para que algo aconteça.
Chance; estado do que pode acontecer: não tenho condições de os hospedar.
O que determina, ou não, a realização de alguma coisa.
E se eu te disser que o teu Deus se atenta pra condição? 

O nosso alerta escandaloso pode ascender instantaneamente dizendo " É nada! Porque Deus olha pro coração."  Verdade! Ele nem liga pras condições impossíveis na hora de fazer um milagre. Ele não liga se o cara era um zero a esquerda, transforma ele num ministro top! Ele não ligou que Zaqueu era ladrão, e foi jantar com ele. Não ligou que a prostituta lavasse seus pés. Ele não se atentava pra condição humana, financeira, boa ou ruim. Isso é fato!

Mas na descrição ali em cima do dicionário, a gente leu "Aspecto excessivamente importante para que algo aconteça". Então amigos... Se tem UMA condição que ele olha, eu te digo que é a condição do teu coração! É esse o "aspecto importante" , é isso que "determina, ou não, a realização de alguma coisa" ; A condição do teu coração.

E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus para a sua condição. Êxodo 2:25
Nesse capítulo de Êxodo, começa a história do nosso queriiiiiuuuudo Moisés.
E nesse versículo, eu achava que a referencia de "condição" era sobre o estado de sofrência (rs) dos Israelitas. Mas o versículo anterior diz o seguinte:

E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus [...]
E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó;
Êxodo 2:23,24 

O que fez o Senhor se lembrar da aliança, e agir em favor do povo, foi o clamor deles! Deus se atentou para a sua condição de sofrimento sim, mas se atentou principalmente pra condição do coração! De clamar! De pedir socorro a Deus! E foi isso que moveu o coração do Senhor; a humildade, a dependência. 

Mas falar sobre isso é algo muito mais profundo. Ninguém vê a condição do nosso coração. Só quem sabe dela é o Senhor e mais uma pessoa; nós mesmos! Então muitas vezes as nossas atitudes não condizem, não batem, com a condição do nosso coração. Eu posso calar a minha boca na hora que minha mãe me dá uma bronca que eu considerei super injusta, mas e a condição do meu coração? Eu posso recusar uma latinha de cerveja numa festa, porque sou cristão e sei que não devo beber. Mas e a condição do meu coração? Inuuuuuuuuuuumeras situações.
Posso recusar ficar com alguém, usar determinado tipo de roupa, ver tal filme, ouvir tal musica, ir pra festa X.  O que você queria, na verdade? É só "maquiagem" ou é uma afirmação realmente da sua identidade?
MA-NO! Eu posso até participar de uma manifestação,  requerendo direitos e um monte de coisa bonitinha, mas se a condição do meu coração for de rebelião, aquela satisfação rebelde de ir contra alguma coisa... rebeldia é pecado !
Eu posso ter um namoro mega santo, e aqui dentro eu estou pensando "Tóóóóómaaaaa na cara, todas as pessoas que diziam que esperar era besteira, morram de chorar azarquinimigas piriguétys no dia do meu casamento" rsss Se meu coração estiver se gabando e afogado em orgulho...orgulho é pecado! Mesmo sendo com azarquinimigas piriguétys hahaha (Porque Jesus amaria cada uma delas) .
Entendem? Vai ver você queria estar bebendo! Vai ver você queria ter respondido a altura pra sua mãe. E mesmo que ninguém saiba, e que as coisas tenham se saído super bem em público, eu quero ser o alerta escandaloso que ascende e te lembra "Deus olha para o coração" . 

Ele é misericordioso! Pai de amor. E mesmo com um coração as vezes tão falsinho e enganoso, Ele olha pra nós e nos ensina a caminhar.
O povo de Israel, depois desse momento tão bonitinho, errou um MOOOOOOOOOOOOOONTE de vezes. Depois acertou mas aí errou um MOOOOOOOOOOOOOOONTE de vezes de novo. Finalmente acertaram, mas o que aconteceu? O povo errou um MOOOOOOOOOOOOONTE de vezes. hahahahhaa Se eles, tão "tragedia" , chegaram a terra prometida, eu acho que dá pra confiar que mesmo que a gente erre um MOOOOOOOOOOOOONTE de vezes, Ele jamais deixará de nos amar. O sacrifício de Cristo deu muito trabalho pra que Ele desista de nós, e pra que nós desistamos dEle!

Qual é a condição do seu coração? Ore sobre isso!

Um MOOOOOOOOOOOOONTE de beijos! rs Eloise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário