Páginas

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Umidade?

HUMILDADE! 

Eis a atitude esquecida do século! Eu quase ousei dizer que santidade estava ali no mesmo patamar. Mas não...poucos são os que souberam inclusive da existência dessa palavra e seu real significado. 
Mas a humildade é bem mencionada, jogada pro alto junto com as mãos do Mc e da galera que curte o baile, numa rima, numa brincadeira, numa rodinha, numa mentira. Num gole de cerveja, na frase do samba, na frase de rap, na frase do gospel. Na boca do bandido, da dona de casa, da polícia, do crente.... DO crente!?  Do crente moderno, claro. Porque Ele é mais humilde, mais cool, mais moderno, mais relativo, menos mente fechada, menos legalista, menos religioso. Alias, menos bíblico, menos constrangido, menos "o pior dos pecadores" , menos nascido de novo, menos mudado. Menos parecido com Jesus. 


Se a humildade não tiver mais a ver com sair do controle, eu não sei mais o que ela é. Se ela se resumir a uma palavra extremamente necessária nas hashtags de gente falando nas entrelinhas sobre ostentação, ela perdeu a GRAÇA.
Graça! Favor imerecido! Que me lembra que de nada eu serviria de não fosse pelos olhos de amor do Deus que me fez ser alguma coisa, partindo do pó! Que me lembra que eu devo ouvidos, mente e coração a Ele. Que me lembra que eu nada sei, sou dependente do aprendizado. Dependente do perdão, da ajuda, do próximo. Que te lembra o que? 

Humildade manifesta, é em prol do próximo, de alguém. Humildade em atitude, fora do português onde ela é só um substantivo. Humildade vira verbo na vida... ela é AÇÃO! Em favor de outro. Pra me "desengrandecer". 
Nunca vi alguém ser humilde pra si mesmo.  Até porque, sacrifício pra si mesmo não prospera. Cansou? Ah, então deixa! Doeu? Ah então para!  Incomodou? Dá um jeitinho. 
Mas quando Deus cobra humildade de um filho, é sacrifício! É como Abraão levando Isaque a morte (Gêneses 22). Envolve o temor de deixar que Ele realmente esteja no governo, se por no centro da Sua vontade. Humilhar-se não é o hobbie do cristão. É a prova! Por isso quem passa pelo cansaço de se dobrar, se deixar ser tratado, de doer, de ser incomodado, herda a promessa de ser honrado.  Aí sim! A recompensa! Depoooooooooois do aprendizado.  (Pv 15:33 / Pv 18: 12 / Pv 22: 4 ) 

Chorar, ter conhecimento da palavra, orar, ser ministro de louvor, ser a mãe do primeiro cristão do primeiro universo paralelo convertido (rs) não é sinônimo de humildade (Cl 2:23). Humildade se cativa na convivência com o Senhor, expressando seu amor irresistível a quem não merece, quando eu não preciso.
 
Os dias são maus. O amor esfriou. A bondade se perdeu e o conhecimento traz orgulho (1 cor 8:1). Que a humildade flua, ao menos de quem ainda ama. 

Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Efésios 4:2
Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Colossenses 3:12
Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Filipenses 2:3Da mesma forma jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". 1 Pedro 5:5  Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria. Tiago 3:13 

Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus. Miquéias 6:8


Um comentário: