Páginas

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Cristo em comum.

Atos 2:44 "Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum" 

Nesse capítulo de Atos, após o derramar do espírito Santo, Pedro se levanta e começa a fazer um discurso. Ele cita as palavras do profeta Joel (Atos 2:14 - 21), que dizia que nos ultimos tempos o Senhor faria prodígios entre seu povo. E encerra a citação, dizendo "E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo" (Atos 2:21).
 Quando o povo entendeu que o Pentecostes era algo espiritual, perguntaram para Pedro e para os outros apóstolos "O que faremos?". Pedro responde a eles no verso 38. "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus, para remissão dos pecados e para receberem o dom do Espírito Santo".
 
E completa no versículo a diante "[...] Salvai-vos desta geração perversa".



Como sabemos, por causa do discurso basicão de Pedro para os caras que achavam que eles estavam bêbados, 3 MIL ALMAS foram ganhas naquele dia.
Pedro não precisava ter se voltado a eles. A palavra é bem clara. Ele estava num ambiente inundado da glória de Deus e cheio (cheissimo, de uma tal forma que talvez jamais se repita nessa Terra) do Espírito Santo.
Ninguém por perto entendia. "Tolos" poderiam pensar os discipulos. Uns pasmavam, outros zombavam. Eles não tinham a menor ideia do que aquilo significava. A grandeza da manifestação de tal glória a homens! A ponto de haver fogo santo sob suas cabeças. 


E aí, no auge, no climax da ída de Cristo, sabe o que Pedro faz? Ele desce do podium. 


A humildade e o entendimento do cara nessa hora foi notável. O Pedro que lá atrás tinha sido um banana, agora reconhecia a graça daquele que o amou mesmo depois dele ter O negado. E fez exatamente como o Mestre "Pois, qual é o maior: Quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está a mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve" (Lucas 22:27).  Jesus disse isso aos discípulos no mesmo dia que avisou a Pedro que ele O negaria. 


Eu me atrevo a falar que Pedro lembrou disso! No dia de Pentecostes, ele era o cara na mesa. Mas levantou pra servir uns caras desentendidos. Resultado: 3 mil almas.
 Vale lembrar que os caras eram desentendidos APÓS a vinda de Cristo. Pedro explicou algo que Jesus já tinha falado milhões e zilhões de vezes. E outros profetas também! 
É questão de propósito eterno. O esforço de Jesus valeu, pra valer o de Pedro. E pra continuar valendo o nosso. 

Pedro diz a eles pra se arrependerem, assim como foi com ele próprio. Diz pra se salvarem da geração perversa, assim como foi com cada um dos disciípulos. Diz sobre a profecia de Joel! É claro que a coisa mais provável a se dizer em seguida é que "os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum".

Quando Cristo passa a ocupar o "podium" da nossa vida e não mais nossas emoções, nosso senso de justiça ou nossas justas opiniões, olhando pro lado, eu passo a ter tudo em comum com o meu irmão. Porque o "TUDO" é Cristo! 

Se o meu irmão é pecador; eu também. 
Se o meu irmão necessita de misericórdia; Eu sou dependente dela.
É nesse naipe. Nessa visão. 
Foi assim que o Senhor "acrescentava-lhes os que iam sendo salvos"

Pra ser igreja de Atos é necessário descer do podium. E que esse podium aqui, não signifique um lugar de acusação. Mas exatamente um altar.
 A sabedoria ainda mora com gente humilde. E o amor ainda abre mão do conforto. Pedro estaria certo se os ignorasse, afinal, Jesus veio, falou tudo que precisava, e ainda por cima morreu pra colocar um ponto final de "está dito", ou "está consumado". Mas ele insistiu. Porque ele sabia que qualquer vida conta , qualquer vida soma ao corpo de Cristo quando Cristo é TUDO que temos em comum. 

Esse tudo basta.

Eloise Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário